Queixas financeiras e de internet dominam os 4,3 mil atendimentos formalizados do Procon de Caraguá

O relatório anual do Departamento de Proteção ao Consumidor da Administração Municipal em Caraguatatuba revelou dados impressionantes sobre os procedimentos realizados no período de janeiro a junho deste ano. No total, foram registrados **4.317 procedimentos formalizados**, provenientes de **10.205 consultas realizadas**.

Nesse período, destacaram-se problemas como **entregas não solicitadas de produtos e cobranças indevidas**, relacionados a questões econômicas, além da **má prestação de serviços por provedores de Internet**. Esses foram os principais motivos das reclamações apresentadas pelos consumidores ao longo do primeiro semestre.

No mês de junho, o Procon registrou **202 consultas simples** e realizou **12 consultas preliminares**. Além disso, foram emitidas **159 cartas de informação preliminar (CIP)**, sendo que dessas, **107 resultaram em acordos** e **170 foram encerradas ou canceladas**.

Foram abertas **76 reclamações com devolução CIP** e **nove sem devolução CIP**. Outros serviços prestados incluíram consultas, encerramentos e registros para o sistema Nota Fiscal Paulista. Entretanto, é importante mencionar que dez audiências programadas para conciliação foram desmarcadas pelo fornecedor.

É válido ressaltar que para registrar uma reclamação junto ao Procon, o consumidor deve comparecer pessoalmente à agência ou ser representado por procuração notarial. Além disso, é necessário apresentar identificação, número do CPF e toda a documentação relevante relacionada à reclamação.

No entanto, é importante mencionar que o Procon também permite que as reclamações sejam feitas online, através do aplicativo **Caraguatatuba 156** disponível na loja Play Store ou no site oficial do departamento. Essa opção visa facilitar o acesso do consumidor aos serviços de proteção ao consumidor.

Atualmente, o Procon conta com treze funcionários dedicados a atender os consumidores. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A agência está localizada na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no centro da cidade de Caraguatatuba.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, é possível entrar em contato pelos telefones (12) 3897-8282 ou utilizar o aplicativo Caraguatatuba 156. Além disso, todas as informações podem ser encontradas no site oficial do Procon.

Em resumo, o relatório do primeiro semestre de 2023 revelou um alto número de procedimentos realizados pelo Departamento de Proteção ao Consumidor em Caraguatatuba. Problemas econômicos e falhas na prestação de serviços foram as principais questões enfrentadas pelos consumidores nesse período.

Relatório do Departamento de Proteção ao Consumidor de Caraguatatuba – primeiro semestre de 2023
Total de procedimentos formalizados 4.317
Total de consultas realizadas 10.205
Principais problemas enfrentados pelos consumidores Entregas não solicitadas de produtos, cobranças indevidas e má prestação de serviços por provedores de Internet
Consultas simples realizadas em junho 202
Consultas preliminares realizadas em junho 12
Cartas de informação preliminar emitidas em junho 159
Acordos resultantes das cartas de informação preliminar 107
Reclamações com devolução CIP 76
Reclamações sem devolução CIP 9
Audiências programadas para conciliação desmarcadas pelo fornecedor 10
Número de funcionários do Procon 13
Horário de atendimento ao público Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Endereço do Procon Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, centro de Caraguatatuba
Contato (12) 3897-8282 / aplicativo Caraguatatuba 156 / site oficial do Procon

Com informações do site Caraguatatuba 24 horas.

Categorizado em: