O município de São Sebastião é bicampeão na categoria “Turismo Social” do prêmio Top Destinos Turísticos 2023, segundo o Reporter Online Litoral. A cidade venceu pela segunda vez, competindo com Bananal e Ibirá e sendo escolhida por votação popular através da internet e avaliada por um comitê de juízes formado por profissionais especializados. A região turística composta pelas cinco cidades do litoral norte de São Paulo – São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e Bertioga – também foi reconhecida como a região destacada do estado pelo prêmio.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no sábado (17) durante a sexta edição do evento Conexidades em Jundiaí (SP), sendo prestigiada pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Secretário de Turismo e Viagens Roberto de Lucena. O prêmio é organizado pela Associação de Líderes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Skål Internacional São Paulo.
Durante o período de votação para o prêmio Top Destination Turístico 2023, a Secretaria de Turismo (SETUR) do Município promoveu campanhas para divulgar sua candidatura, realizando atividades em praias desde Costa Sul até Costa Norte; na Rua da Praia na Cidade Velha; em escolas municipais; e em eventos realizados na cidade. A SETUR entregou folhetos com links para sites e códigos QR para votar, além de todo trabalho publicitário nas redes sociais da SETUR e do Município.
O Turismo Social é o segmento que mais valoriza o território de São Sebastião, tendo a cidade criado a primeira Lei de Apoio ao Turismo Comunitário no Estado e realizado capacitação sobre “Turismo Comunitário (CBT) – Guia do Visitante”. O município também apoiou o projeto Rota Caiçara, que consiste em um passeio de barco valorizando a cultura caiçara. Outro segmento do Turismo Social é a Aldeia Indígena Guarani Rio Silveira, em que os visitantes podem experimentar e conhecer modos e costumes em uma Aldeia Indígena.
Além disso, o Território Municipal recebeu o prêmio Braztoa Sustainable Tourism pela Organização Mundial do Turismo pelo Projeto Municipal de Turismo Comunitário: valorizando a cultura caiçara.
A secretária de turismo Adriana Augusto Balbo agradeceu ao pessoal da SETUR e destacou que o prêmio é uma fonte de grande orgulho para toda a cidade, representando um reconhecimento válido por seguir o caminho certo na área do turismo. Este prêmio é amplamente reconhecido como o selo mais importante e desejável para os municípios que investem no turismo como gerador de riqueza.
Município de São Sebastião | Top Destination Turístico 2023 | Turismo Social |
---|---|---|
Vencedor na categoria “Turismo Social” do prêmio Top Destination Turístico 2023 | Competiu com Bananal e Ibirá, sendo escolhida por votação popular através da internet e avaliada por um comitê de juízes formado por profissionais especializados | Criou a primeira Lei de Apoio ao Turismo Comunitário no Estado e realizou capacitação sobre “Turismo Comunitário (CBT) – Guia do Visitante”, desenvolvido pelo Senac. Apoiou o projeto Rota Caiçara e possui a Aldeia Indígena Guarani Rio Silveira |
Região turística composta pelas cinco cidades do litoral norte de São Paulo também foi reconhecida como a região destacada do estado pelo prêmio | Cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no sábado (17) durante a sexta edição do evento Conexidades em Jundiaí (SP) | Recebeu o prêmio Braztoa Sustainable Tourism pela Organização Mundial do Turismo pelo Projeto Municipal de Turismo Comunitário: valorizando a cultura caiçara |
Com informações do site São Sebastião-SP.gov.br