Projeto “Curiosos por Natureza” empodera crianças em Caraguatatuba
Caraguatatuba, 10 de abril de 2023 – O projeto “Curiosos por Natureza”, implementado em Caraguatatuba, celebrou seu primeiro ano de existência com sucesso. Iniciado em abril de 2022, o objetivo principal desse projeto é empoderar as crianças e reconhecê-las como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Essa iniciativa foi impulsionada pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, que introduziu uma mudança significativa na perspectiva do conteúdo para a educação infantil. Agora, valoriza-se a aprendizagem por meio da experimentação, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender através da prática e exploração do mundo ao seu redor.
A equipe de professores do Departamento de Educação desenvolveu uma proposta inovadora que tem sido implementada por meio de sessões contínuas de capacitação com os profissionais da Educação Infantil. Essa proposta desafia os educadores a substituir as atividades pré-definidas por experiências mais abrangentes, valorizando a aprendizagem baseada na experiência e levando em consideração a singularidade de cada criança.
Na prática, durante essas experiências, as crianças são levadas a espaços coletivos dentro das escolas onde são disponibilizados materiais diversos e brinquedos estruturados. Esses materiais são provenientes do ambiente das crianças e podem se transformar em objetos de brincadeira. Isso permite que as crianças interajam e aprendam impulsionadas pela sua própria curiosidade.
Os resultados obtidos até o momento têm sido notáveis. Inicialmente, havia preocupações quanto às interações entre crianças de diferentes idades e a livre escolha de brinquedos, temendo possíveis conflitos. No entanto, os professores relatam uma redução significativa desses conflitos, o que mostra que esse novo enfoque tem sido eficiente na promoção da convivência harmoniosa e no estímulo à aprendizagem.
Essa abordagem também é uma resposta aos “Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil”, que fornecem diretrizes para a organização e funcionamento das instituições de ensino. Esses parâmetros enfatizam a importância da colaboração entre as crianças e o desenvolvimento integral delas.
O projeto “Curiosos por Natureza” mudou a percepção das crianças, que antes eram vistas como receptivas, para reconhecer suas habilidades criativas. Isso é evidente nos registros pedagógicos mensais exibidos no Departamento de Educação, que agora destacam o protagonismo das crianças em seu próprio processo de aprendizagem.
Esse enfoque inovador tem trazido resultados positivos para a educação infantil em Caraguatatuba, promovendo o crescimento cognitivo, social e emocional das crianças. Além disso, tem estimulado seu desenvolvimento integral, permitindo que explorem seus potenciais e curiosidades.
A iniciativa do departamento de educação junto com os professores tem se mostrado fundamental para melhorar a qualidade de ensino e garantir um ambiente propício ao desenvolvimento infantil. Com essa abordagem baseada na experiência, as crianças podem aprender de forma mais significativa e se tornarem verdadeiros protagonistas do seu próprio aprendizado.
Notícia | Projeto “Curiosos por Natureza” celebra um ano de sucesso em Caraguatatuba |
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Data de início | Abril de 2022 |
Objetivo principal | Empoderar as crianças e reconhecê-las como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem |
Iniciativa impulsionada por | Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 |
Abordagem pedagógica | Aprendizagem por meio da experimentação e exploração do mundo ao redor |
Desenvolvimento da proposta | Sessões contínuas de capacitação com os profissionais da Educação Infantil |
Enfoque pedagógico | Substituição de atividades pré-definidas por experiências mais abrangentes |
Resultados obtidos | Redução significativa de conflitos entre crianças e estímulo à convivência harmoniosa |
Resposta aos “Parâmetros de Qualidade na Educação Infantil” | Ênfase na colaboração entre as crianças e no desenvolvimento integral |
Mudança de percepção das crianças | Reconhecimento de suas habilidades criativas e protagonismo no processo de aprendizagem |
Benefícios do projeto | Promoção do crescimento cognitivo, social e emocional das crianças |
Papel do departamento de educação e professores | Melhoria da qualidade de ensino e criação de um ambiente propício ao desenvolvimento infantil |
Abordagem baseada na experiência | Crianças aprendem de forma significativa e se tornam protagonistas do seu próprio aprendizado |
Com informações do site G1.