Professores de Educação Física de Bertioga são capacitados em Judô e Xondaro

No dia 19 de junho, 22 especialistas em educação participaram de uma capacitação em Bertioga, nas modalidades de Judô e Xondaro. O treinamento, realizado em dois períodos na Prefeitura da cidade, faz parte do projeto “Currículo Paulista” e visa preparar os professores para ministrar aulas mais completas aos estudantes do município.

O professor e sensei Alexandre Lima foi responsável por ensinar as técnicas e regras do Judô ao grupo. Criado em 1882 pelo professor de educação física Jigoro Kano, no Japão, o Judô é um esporte de combate que contribui tanto para o desenvolvimento físico quanto mental e espiritual integrado. Além disso, é uma boa técnica para defesa pessoal.

Já a luta indígena Xondaro foi demonstrada pelo mestre indígena presente na capacitação. Essa arte marcial é utilizada pelos povos Guarani para proteger seu território (tekoa) e também como ritual em defesa das práticas sagradas. Assim, os professores puderam aprender diferentes técnicas que serão úteis durante as aulas.

A formação faz parte do projeto “Currículo Paulista”, que tem carga semanal de trabalho de cinco horas e ocorre ao longo do mês. Para este bimestre, os temas foram conhecimentos sobre lutas e danças com enfoque nas culturas brasileiras, indígenas e africanas através do sistema SET (Soluções Educativas Transformadoras) da Editora Moderna Brasil. A Secretaria Municipal de Educação foi responsável pela qualificação, com o apoio da Guarda Municipal.

A próxima certificação será no dia 26 de junho, também em dois turnos, com foco em atividades de jogo, brincadeiras e simulação direcionadas à educação infantil. Essa capacitação tem como objetivo preparar os professores para aulas lúdicas e aprendizado através de jogos, facilitando o entendimento das crianças.

Em resumo, a capacitação dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Bertioga nas modalidades de Judô e Xondaro visa prepará-los para ministrar aulas mais completas aos estudantes do município. As próximas formações terão enfoque em atividades lúdicas para a educação infantil e serão realizadas na Prefeitura da cidade.

Data: 19 de junho de 2021
Professores capacitados: Professores de Educação Física da Rede Municipal de Bertioga
Modalidades: Judô e Xondaro
Objetivo: Preparar os professores para ministrar aulas mais completas aos estudantes do município
Projeto: Currículo Paulista
Carga horária: 5 horas semanais
Próxima certificação: 26 de junho de 2021, com foco em atividades lúdicas para a educação infantil

Com informações do site G1

Categorizado em: