A Prefeitura de Caraguatatuba remodela convênios para abrir novas vagas em Centros de Educação Infantil

O Departamento de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba está renovando acordos para ampliar a oferta de serviços de cuidado infantil em novos bairros. As creches Meimei e Santo Antônio, localizadas no bairro Tinga, terão seus convênios atualizados para atender a demanda em outras regiões.

A necessidade dessa renovação se deve à diminuição na demanda por serviços de cuidado infantil no bairro Tinga, que já conta com duas escolas operadas pelo município. O CEI Professora Telma do Amarante Veiga, inaugurado em 2010, tem capacidade para 151 crianças e apenas 12 vagas disponíveis. Já o CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, aberto em 2013, possui capacidade para 410 crianças, com apenas 57 vagas disponíveis. Segundo o Departamento de Educação, essas escolas já atendem grande parte das necessidades da região.

No entanto, a construção de uma estrada bypass resultou em uma diminuição na população do bairro Tinga, levando à necessidade de realocar as vagas para outros bairros com lista de espera. Em setembro do ano passado, o Departamento propôs às creches conveniadas que abrissem vagas em duas localizações onde havia urgência de cuidados para crianças de zero a três anos.

A creche Meimei aceitou prontamente a proposta e está adaptando um espaço em Morro do Algodão para abrigar 78 estudantes a partir deste ano. Atualmente, a creche atende 44 bebês de um a dois anos, enquanto em Morro do Algodão eles atenderão crianças de um a três anos. Já a creche Santo Antônio ainda não definiu sua realocação, mas as crianças serão transferidas para o CEI/EMEI Professora Maria Elma Mansano, que possui vagas disponíveis e está a aproximadamente 800 metros de distância.

O Departamento de Educação destaca que as crianças não serão prejudicadas, pois já têm suas matrículas garantidas nas escolas existentes nos bairros.

Notícia
O Departamento de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba deu início ao processo de renovação de dois acordos vigentes para serviços de cuidado infantil no bairro Tinga. Os acordos são com a creche Meimei e a Associação de Apoio e Proteção a Crianças e Adolescentes, responsável pela creche Santo Antônio. Os pagamentos mensais desses acordos são aproximadamente R$ 69.000 e R$ 101.000, respectivamente.
A necessidade dessa renovação se deve à estagnação na demanda por serviços de cuidado infantil no bairro Tinga, uma vez que já existem duas escolas operadas pelo município na região: CEI Professora Telma do Amarante Veiga, aberta em 2010, com capacidade para 151 crianças e 12 vagas disponíveis; e CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, aberta em 2013, com capacidade para 410 crianças e 57 vagas disponíveis. De acordo com o Departamento de Educação, essas escolas já atendem grande parte das necessidades da região.
Entretanto, a construção de uma estrada bypass resultou em uma diminuição na população do bairro Tinga, devido a desapropriações de propriedades e migrações dos moradores para outras áreas da cidade. Como consequência disso, foi necessário criar novas vagas em outros bairros onde há lista de espera.
Em setembro do ano passado, o Departamento de Educação propôs aos gestores das creches conveniadas que abrissem essas vagas em duas localizações onde há uma necessidade urgente de cuidados para crianças muito pequenas, de zero a três anos. Como resposta, a creche Meimei prontamente aceitou manter seu acordo com a cidade e está adaptando um espaço em Morro do Algodão para abrigar 78 estudantes a partir deste ano.
Atualmente, a Meimei atende 44 bebês de um a dois anos (Berçário II), enquanto em Morro do Algodão eles atenderão 78 crianças que vão do Berçário II ao Maternal I e II (de um a três anos). Já a creche Santo Antônio ainda não definiu como irá se realocar e continuar seu acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba. No momento, essa creche atende 66 crianças que permanecerão até o final do ano letivo atual. Dessas, 22 já estarão fazendo a transição para outra escola, pois avançarão para próxima fase. As crianças restantes serão transferidas para o CEI/EMEI Professora Maria Elma Mansano, que possui vagas disponíveis e está aproximadamente a 800 metros de distância.
O Departamento de Educação de Caraguatatuba ressalta que as crianças não serão prejudicadas, pois sua matrícula já está garantida nas escolas existentes nos bairros.

Com informações do site Prefeitura.

Categorizado em: