Celebrando a ancestralidade africana e indígena, espetáculo “Pèrègun: A Nativa” estreia em São Paulo

O Núcleo Pèrègun anunciou o lançamento e a itinerância do espetáculo “Pèrègun: A Nativa”, uma produção que celebra a herança cultural dos povos indígenas e afro-brasileiros, destacando seus conhecimentos tradicionais. Com entradas gratuitas, o projeto ocupará diferentes locais na cidade de São Paulo a partir do dia 14 de julho.

No espetáculo, os artistas Urubatan Miranda, Tati Santos, Carol Rocha Ewaci e Wellington Campos convidam o público a refletir sobre a cura relacionada à pandemia do Covid-19, as perdas sofridas em decorrência dessa doença e as consequências de políticas governamentais que negligenciaram esses povos.

A trilha sonora da produção é composta por instrumentos de corda, percussão e vozes em harmonia, criando uma atmosfera única permeada por ritmos como Ijexá, opanijé, agueré, perré e toré. Cantos tradicionais dos orixás das culturas africanas e dos indígenas pankararus (SP) também são apresentados, assim como uma fusão de gêneros e ritmos da música popular tradicional.

“Além de valorizar a nossa ancestralidade, buscamos ressaltar a importância do estudo da cultura indígena e afro. Por isso, tivemos experiências com os povos Pankararus (SP) e Koiupanka (AL). Também vivenciamos de perto os terreiros de candomblé, onde somos filhos. Através da nossa produção de dança contemporânea, alinhando necessidades técnicas físicas e pesquisas teóricas, impactamos diretamente na nossa criação”, afirmam Carol Rocha Ewaci e Wellington Campos, diretores artísticos dessa iniciativa.

As apresentações de “Pèrègun: A Nativa”, um projeto premiado pela 32ª edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, são abertas ao público e ocorrerão até o dia 3 de agosto. Maiores informações estão disponíveis no link fornecido junto ao texto.

SERVIÇO

Núcleo Pèrègun apresenta “Pèrègun: A Nativa”

Entrada gratuita – Todas as idades

DETALHES DO PROGRAMA:

Centro de Referência da Dança (CRD)

Data: 14/07

Horário: 10h

Endereço: Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01037-000

Escola de Samba Lava Pés

Data: 15/07

Horário: 20h

Endereço: Av. Barro Branco, 770 – Vila do Encontro, São Paulo – SP, 04324-090

Centro de Cultura e Artes Batakerê

Data: 21/07

Horário: 20h

Endereço: R. Maria de Nazaré, 180 – Vila Santa Ines, São Paulo – SP, 03812-070

CEU Bristol

Data: 22/07

Horário: 17h

Endereço: Rua Professor Artur Primavesi, s/n° – Parque Bristol – CEP: 04177070

Centro Cultural Olido

Data: 23/07

Horário: 19h

Endereço: R. Maria de…

.

Data Horário Local
14/07 10h Centro de Referência da Dança (CRD)
15/07 20h Escola de Samba Lava Pés
21/07 20h Centro de Cultura e Artes Batakerê
22/07 17h CEU Bristol
23/07 19h Centro de Cultura e Artes Batakerê

Com informações do site Pèrègun: A Nativa.

Categorizado em: