A cidade de
Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (26), a visita de 10 jornalistas
especializados em turismo e economia da Bolívia.
O passeio
foi um convite do Circuito Litoral Norte
de São Paulo, em parceria com a SETUR/SP e a Amaszonas Línea Aerea, com o
objetivo de apresentar as belezas e encantos da região para a América Latina. A
visita atendeu todos os protocolos de saúde da pandemia do novo coronavírus
(Covid-19).
Os
bolivianos ficam na região até esta sexta-feira (27/11) e percorrerão atrativos
das cinco cidades que compõem o consórcio – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela,
São Sebastião e Ubatuba.
A gerente
da Amaszonas Línea Aerea, Beatriz Baldiviezo,
que tem como planejamento oferecer passeios para o Litoral Norte na Bolívia, se
impressionou com as belezas e pontos turísticos do município.
“Estou
impactada com todas as opções que Caraguatatuba pode oferecer para os futuros
visitantes bolivianos. Praias não existem em nosso país e o Litoral Norte tem
tudo para ser um destino certo na Bolívia”, comenta.
“O mais
legal é que aqui não só as praias são interessantes, o Ecotur como as
cachoeiras, trilhas e entre outros, oferecem boas alternativas para os
visitantes”, complementa.
No Morro do
Santo Antônio, o jornalista Carlos Mauricio, da TV Rede Uno, aproveitou para enviar
uma mensagem ao vivo diretamente para a Bolívia, após admirar a vista de
Caraguá.
“Fiquei
admirado com o que eu vi aqui em Caraguatatuba, estou sem palavras para
descrever as belezas do Litoral Norte de São Paulo, como um todo. A região é
uma excelente ideia de turismo com vários pontos para visitação”, disse.
A secretária
de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter, comenta que alguns dos
jornalistas nunca estiveram em uma praia e que a oportunidade dá um potencial
enorme para o turismo de Caraguatatuba alcançar novos visitantes.
“É uma
press trip importantíssima já que estamos recebendo jornalistas e
influenciadores com inserções ao vivo na televisão boliviana e mostrando o
quanto nosso destino é seguro, maravilhoso e acessível já que somos um litoral
muito mais próximo e viável que outros países”, explica.
Adenilson
dos Santos, guia do Ecotur Caraguá, empresa de receptivos turísticos, acredita
que esta foi uma boa oportunidade de apresentar o município para a América do
Sul.
“Nós
tivemos a oportunidade de apresentar Caraguatatuba para um público que
provavelmente não nos conhecia. Nossas belezas e atrativos estão prontos para receber
estes novos futuros visitantes”, acredita.
Em
Caraguatatuba, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Praia Brava da Martim
de Sá e fazer um City tour com a Ecotur pelo Centro e Complexo Turístico do
Camaroeiro, hoje um dos novos atrativos da cidade.
Fomento do turismo
A Amaszonas
opera, atualmente, com quatro frequências de voos para o Brasil, todas partindo
e chegando pelo Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos. Isso garante
um fluxo mensal de mais de 2.300 passageiros que desembarcam em São Paulo.
Segundo o secretário
Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, a ação tem como objetivo desenvolver
o trade local de forma integrada, lançando novos produtos que permitam
experiência regional e garantir a divulgação do Litoral Norte de São Paulo para
um mercado que tenha demanda e conexão aérea garantida, o mercado boliviano,
que em 2019 mandou cerca de 60 mil turistas a São Paulo.
Outro fator
importante da ação é permitir a garantia do mercado boliviano em consumir um
litoral repleto de atrativos ecológicos, históricos, naturais em pouco mais de
4 horas de deslocamento regional, viabilizando pacotes com tarifas flexíveis e
diversidade de fornecedores de hotelaria, gastronomia e entretenimento.
“Estamos muito felizes em realizar a primeira
press trip com América Latina em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado
e a Amaszonas Línea Aerea. Apresentar protocolos de segurança, um trade
qualificado e um número tão grande de atrativos turísticos próximos ao maior
aeroporto internacional do país a mais um importante polo emissor projeta a
região como principal destino de praia e natureza do Brasil”, reforça Monteiro.
“Assim como sinalizamos, há meses, que o
retorno das atividades turísticas se daria primeiro pelo turismo de
proximidade, principalmente de carro e roteiros curtos, no caso das viagens
internacionais é natural que o retorno se dê também primeiro com os nossos
vizinhos. Além disso, o produto que estamos promovendo, as praias do litoral
norte, tem apelo para o mercado boliviano”, lembra Vinicius Lummertz,
secretário de Turismo do Estado.
Parcerias importantes
A press
trip com os jornalistas bolivianos faz parte de uma série de ações do Circuito
Litoral Norte de São Paulo para promover o turismo regional de forma integrada.
No ano passado, foi lançado o Observatório de Turismo, que fornece dados para
análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento na
região.