Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Jornalistas bolivianos se impressionam com belezas e encantos de Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba recebeu nesta quinta-feira (26), a visita de 10 jornalistas especializados em turismo e economia da Bolívia.

O passeio foi um convite do  Circuito Litoral Norte de São Paulo, em parceria com a SETUR/SP e a Amaszonas Línea Aerea, com o objetivo de apresentar as belezas e encantos da região para a América Latina. A visita atendeu todos os protocolos de saúde da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os bolivianos ficam na região até esta sexta-feira (27/11) e percorrerão atrativos das cinco cidades que compõem o consórcio – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

A gerente da Amaszonas Línea Aerea, Beatriz Baldiviezo, que tem como planejamento oferecer passeios para o Litoral Norte na Bolívia, se impressionou com as belezas e pontos turísticos do município.

“Estou impactada com todas as opções que Caraguatatuba pode oferecer para os futuros visitantes bolivianos. Praias não existem em nosso país e o Litoral Norte tem tudo para ser um destino certo na Bolívia”, comenta.

“O mais legal é que aqui não só as praias são interessantes, o Ecotur como as cachoeiras, trilhas e entre outros, oferecem boas alternativas para os visitantes”, complementa.

No Morro do Santo Antônio, o jornalista Carlos Mauricio, da TV Rede Uno, aproveitou para enviar uma mensagem ao vivo diretamente para a Bolívia, após admirar a vista de Caraguá.

“Fiquei admirado com o que eu vi aqui em Caraguatatuba, estou sem palavras para descrever as belezas do Litoral Norte de São Paulo, como um todo. A região é uma excelente ideia de turismo com vários pontos para visitação”, disse.

A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter, comenta que alguns dos jornalistas nunca estiveram em uma praia e que a oportunidade dá um potencial enorme para o turismo de Caraguatatuba alcançar novos visitantes.

“É uma press trip importantíssima já que estamos recebendo jornalistas e influenciadores com inserções ao vivo na televisão boliviana e mostrando o quanto nosso destino é seguro, maravilhoso e acessível já que somos um litoral muito mais próximo e viável que outros países”, explica.

Adenilson dos Santos, guia do Ecotur Caraguá, empresa de receptivos turísticos, acredita que esta foi uma boa oportunidade de apresentar o município para a América do Sul.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar Caraguatatuba para um público que provavelmente não nos conhecia. Nossas belezas e atrativos estão prontos para receber estes novos futuros visitantes”, acredita.

Em Caraguatatuba, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Praia Brava da Martim de Sá e fazer um City tour com a Ecotur pelo Centro e Complexo Turístico do Camaroeiro, hoje um dos novos atrativos da cidade.

Fomento do turismo

A Amaszonas opera, atualmente, com quatro frequências de voos para o Brasil, todas partindo e chegando pelo Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos. Isso garante um fluxo mensal de mais de 2.300 passageiros que desembarcam em São Paulo.

Segundo o secretário Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, a ação tem como objetivo desenvolver o trade local de forma integrada, lançando novos produtos que permitam experiência regional e garantir a divulgação do Litoral Norte de São Paulo para um mercado que tenha demanda e conexão aérea garantida, o mercado boliviano, que em 2019 mandou cerca de 60 mil turistas a São Paulo.

Outro fator importante da ação é permitir a garantia do mercado boliviano em consumir um litoral repleto de atrativos ecológicos, históricos, naturais em pouco mais de 4 horas de deslocamento regional, viabilizando pacotes com tarifas flexíveis e diversidade de fornecedores de hotelaria, gastronomia e entretenimento.

 “Estamos muito felizes em realizar a primeira press trip com América Latina em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e a Amaszonas Línea Aerea. Apresentar protocolos de segurança, um trade qualificado e um número tão grande de atrativos turísticos próximos ao maior aeroporto internacional do país a mais um importante polo emissor projeta a região como principal destino de praia e natureza do Brasil”, reforça Monteiro.

 “Assim como sinalizamos, há meses, que o retorno das atividades turísticas se daria primeiro pelo turismo de proximidade, principalmente de carro e roteiros curtos, no caso das viagens internacionais é natural que o retorno se dê também primeiro com os nossos vizinhos. Além disso, o produto que estamos promovendo, as praias do litoral norte, tem apelo para o mercado boliviano”, lembra Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

Parcerias importantes

A press trip com os jornalistas bolivianos faz parte de uma série de ações do Circuito Litoral Norte de São Paulo para promover o turismo regional de forma integrada. No ano passado, foi lançado o Observatório de Turismo, que fornece dados para análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento na região.

Caraguatatuba - Capital do litoral norte.
Secretaria de Turismo 
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 25 - Centro 
CEP: 11660-900 
Telefone: (12) 3897-7910